POLÍTICA DE PRIVACIDADE DE DADOS ASUKA MOTORS LTDA
A sua privacidade e seus dados são importantes para nós. A Asuka Motors Ltda compromete-se em garantir e preservar o seu sigilo e privacidade, pois é nosso desejo estabelecer uma relação duradoura e confiável com nossos clientes e colaboradores. Atuando de forma respeitosa e transparente, garantimos a privacidade dos dados que obtemos sobre você, de acordo com os direitos de privacidade sob as leis aplicáveis, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei 13.709/2018.
REGRAS GERAIS DE NOSSA PRÁTICA DE PRIVACIDADE
Esclarecemos a seguir como coletamos, usamos, armazenamos, bem como tratamos suas informações e dados que você nos confia.
1) Informações Pessoais Coletadas de Nossos Clientes, Fornecedores, Colaborares e Parceiros
1. Coletamos suas informações pessoais diretamente de você através de preenchimentos de cadastros, bem como, suas interações de uso e experiências com nosso(s) site(s), produtos e serviços. Também obtemos suas informações cadastrais por meio das empresas do Grupo ou parceiros que integram o relacionamento com a Asuka; de nossos parceiros de negócios e fontes de terceiros, que tenham permissão para partilhá-las conosco;
2. Poderão ser coletadas e armazenados, as seguintes informações, de acordo com a necessidade e dos negócios realizados, tais como:
a) Nome completo, endereço, gênero, data de nascimento, RG, CPF, CNH, número de telefone, e mail, profissão, nome da mãe e do pai;
b) Dados bancários, cartão de crédito ou débito (para recebimentos e pagamentos);
c) Dados e informações sobre renda e/ou patrimônio (para fins de liberação de créditos em financiamentos próprios ou por instituições do sistema financeiro);
d) Localização (será coletada somente se as funcionalidades de localização do carro estiverem ativas);
e) Voz, quando há contato por meio de algum dos canais de voz existentes ou ainda nos Serviço de Atendimento ao Consumidor (com gravação do atendimento);
f) Informações do seu veículo (como número de chassi e renavan) e confirmação de identidade (respostas às perguntas de recuperação de senha e outras informações de segurança);
g) Preferências por produtos, serviços e atividades específicas, sendo essas informações fornecidas pelo próprio consumidor, ou deduzível a partir da forma como ele usa os produtos e serviços; (para maiores esclarecimentos sobre os dados recolhidos através de cookies, web beacons e outras tecnologias, consulte nossa Política de Cookies );
h) Histórico da sua navegação para eventual uso de ofertas de produtos ou serviços e recomendações personalizadas (nas hipóteses de consentimento).
i) Dados especiais e sensíveis (especificamente para o fornecimento de serviço ou produtos para PNE Portadores de Necessidades Especiais, nos termos da Lei vigente);
2) Das Hipóteses de Coleta de Dados Pessoais:
Os dados cadastrais como acima enumerados, poderão ser coletados e/ou armazenados, em uma das seguintes situações:
a) Fornecimento direto pessoalmente ou por representantes legais, quando da compra ou uso dos nossos produtos ou serviços (incluindo a utilização de uma das unidades e lojas integrante do Grupo Belcar);
b) Registro e/ou interesse em um produto ou serviço específico;
c) Subscrição em newsletters, alertas ou outros serviços do Grupo Belcar Veículos; d) Realização de contato por meio de algum dos canais de atendimento;
e) Participação em concurso, sorteio, questionário ou processo seletivo;
f) Visita ou navegação no nosso website ou outros websites do Grupo;
g) Ter autorizado outras empresas (parceiros de negócio ou com iniciativas conjuntas e fornecedores da Asuka, a partilhar informações sobre si, incluindo despachantes, seguradores, agencias e publicidades e propagandas, empresas de convênios, instituições de créditos e outras vinculadas diretamente aos negócios realizados pela ASUKA.
h) Quando as informações pessoais estiverem disponíveis publicamente;
i) Quando for cliente de uma empresa adquirida pela Asuka; e
j) Quando tivermos fundamento legal e legítimo interesse, recolheremos as informações diretamente junto à determinadas empresas, tais como agências de avaliação/controle de crédito.
l) Quando decorrente a lei, em razão de garantia do produto ou serviços fornecidos;
3) Da Finalidade e Tratamentos de Dados Pessoais:
Os seus dados pessoais e cadastrais como acima enumerados, poderão ser utilizados ou tratados, em uma das seguintes situações:
a) Elaborar um contrato; atender às solicitações e aprimorar os produtos e serviços: para processar os pedidos de aquisição, no fornecimento de produtos ou serviços da ralação comercial ou legal (realizar recall, enviar mensagens, utilizar carro conectado, etc), emitir a nota fiscal ou sua fatura com base na utilização dos serviços, etc;
b) Pelo marketing da Asuka, podendo ser contatado em campanhas publicitárias, newsletters, promoções, sorteios, convites para participação de pesquisas, por meio de mala-direta, folders, e mail, SMS, telefonemas ou WhatsApp, sendo-lhe oferecidos produtos ou serviços, cujas preferências e continuidade da participação da pessoa, poderá ser realizadas diretamente nas mídias recebidas, clicando na opção desejada, ou na forma desta política de dados;
c) Realização e avaliação de crédito, prevenção de fraude, como nos casos de validação de identidade para atendimento ao titular, e aplicação de termos e condições dos produtos e serviços, conforme os interesses da pessoa com a Asuka: hipóteses que serão avaliados os interesses comerciais para garantir que eles não se sobreponham aos direitos do consumidor;
d) Cumprimento de obrigações legais e regulatórias: observância de regras contábeis e fiscais, bem como da legislação e de regulações setoriais, como, por exemplo, nas hipóteses de retenção de informações para fins de garantias do produto ou serviços, emissão de documentos fiscais, ou para prestação de contas à Autoridade Públicas em Geral.
e) Para fins estatísticos, a Asuka poderá fornecer dados anônimos (impedindo a identificação do titular) coletados sobre clientes, vendas, tipos de produto, serviços e informações de exercícios do site a terceiros confiáveis, bem como as fabricantes;
f) Realizar cadastro de dados médicos, através de laudos, atestados, declaração de isenção de impostos e/ou taxas que descreva detalhadamente as necessidades para PNE (Portadores de Necessidades Especiais);
4) Do Compartilhamento de Dados
Na forma acima enumerada, os dados obtidos pela Asuka, poderão ser compartilhados para uso das Empresas do Grupo, pelas Fabricantes dos produtos representados pela Asuka; Empresas Parceiras no fornecimento de produtos ou serviços aos clientes, e Instituições de Créditos; devendo cada uma seguir as regras de uso, de acordo com a sua Política de Privacidade de Dados; fazendo o uso e respondendo cada uma pela utilização dos dados compartilhados.
Na forma acima enumerada, os dados obtidos pela Asuka poderão ser compartilhados as informações com as seguintes pessoas:
a) Empresas do Grupo Belcar, mesmo independente tenha sócios em comuns, localizadas no território nacional;
b) Terceiros prestadores de serviços envolvidos na disponibilização dos nossos produtos e serviços fornecidos pela Asuka aos seus clientes; (caso algum produto ou serviço do Grupo Belcar Veículos seja adquirido por meio de um terceiro, será necessário trocar informações para gerir o relacionamento e a conta, por exemplo);
c) Parceiros com quem a Asuka poderá desenvolver promoções e ações conjuntas, ou agencias de publicidade e propagandas (hipótese em que será adquirido um produto ou serviço de terceiro através dos canais da Volkswagen, como a compra de carro conectado);
d) Empresas e Instituições Financeiras e de Créditos, para efeito de liberação de limites de financiamentos, bem como, Empresas e Cartórios de autenticação, prevenção, buscas e proteção ao crédito;
e) Autoridades públicas, órgãos governamentais, autoridades reguladoras, serviços de emergência, nos termos da lei vigentes;
g) Fabricantes e Prestadores de serviços envolvidos nas garantias; desenvolvimento de produtos; pedidos de Vendas Diretas, pedidos especiais PNE – Portadores de Necessidades Especiais; bem como, Associações de Classes e Sindicatos;
h) É possível que a Asuka recorra à subcontratação de empresas para a realização do tratamento total ou parcial dos seus dados pessoais, nos termos permitidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018). Elas, juntamente com as outras empresas do Grupo, ficarão obrigadas nos termos dos contratos celebrados, a guardar sigilo e a garantir a privacidade e a segurança dos dados a que tenham acesso, não podendo utilizar esses dados para quaisquer outros fins, nem os relacionar com outros dados que possuam.
5) Direitos dos Titulares de Dados Pessoais
a)Ao consumidor é assegurado, em função das coletas e tratamentos realizados, o seguinte: a) Direito de acesso, solicitação de cópia, atualização, retificação das informações cadastrais;
b) Direito à portabilidade de dados, nos casos contrato ou serviços contínuos;
c) Direito ao descadastramento ou inabilitação, para à recepção de mensagens, marketing ou, propagandas; com a solicitação por e-mail da inabilitação dos dados; ficando ressalvado os contatos decorrente de garantias do produto ou serviços;
d) Direito à apresentação de reclamação e informação, por meio de e-mail disponível na política de dados;
e) Direito ao esquecimento: a Asuka Motors busca tratar e armazenar os seus dados somente durante o tempo estritamente necessário ou legal. A inabilitação de dados por esquecimento, só ocorrerá na seguintes hipóteses: (i) não haver necessidade da manutenção ativa dos dados por período exigido em lei, para fins de fiscalização ou outra natureza legal; (ii) no caso dos dados de tráfego e de localização de bens, eles poderão ser conservados até o final do período do serviço ou contrato, como: carro conectado ou garantia do produto; e (iii) a inexistência de pagamentos de produtos ou serviços pendentes em nome do solicitante ou sua corresponsabilidade como garantidor; sendo possível a deleção após a liquidação com o encerramento do contrato;
6) Da Proteção das Informações Pessoais:
A Asuka empenha-se em tomar todos as medidas administrativas, técnicas e físicas de cunho preventivo em relação à segurança e privacidade dos dados pessoais dos clientes, fornecedores, e colaboradores, durante a execução de suas atividades envolvendo treinamentos e conscientização dos colaboradores, bem como, do uso de tecnologias que asseguram a proteção dos dados, contra o vazamento de informações por meios legais.
Quando os acessos aos nossos sites possuírem ligações com sites de Terceiros ou Parceiros, é possível que durante sua navegação você seja direcionado a esses sites. Nesses casos, a partir do direcionamento a responsabilidade sobre a segurança e proteção dos seus dados caberá aos referidos Terceiros, de forma que recomendamos a leitura dos termos de uso, políticas de privacidade de dados e de cookies das respectivas páginas que está sendo acessadas.
Também se aplica às hipóteses em que a pessoa divulgue seus dados pessoais em “plug-ins” sociais ou sites de busca. Nesses casos, o tratamento dos dados será realizado pelos Terceiros em questão e, desta forma, sugerimos a leitura dos Termos de Uso, Política de Privacidade e de Cookies destes respectivos sites/erceiros.
7) Do responsável pelo tratamento de dados:
Na Asuka Motors, mantém Pessoa e Colaborador responsável pela proteção de dados e para atender as demandas de titulares de dados pessoais, prestando informações, esclarecendo dúvidas e atendendo solicitações ou reclamações, bem como realizar interagir com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Para quaisquer dúvidas relacionadas ao tema proteção de dados pessoais, entrar em contato com: Sr. Daniel Arujo Oliveira, Gerente de TI.
Contato por correspondência no endereço: Av. L, Qd 16, Lt 18/34, Jardim Goiás, CEP: 74810-105, Goiânia – GO.
ou pelo: e-mail: LGPD@belcar.com.br
8) Sistema de Informações de Crédito
As operações de crédito são registradas no Sistema de Informações de Créditos (SCR) administrado pelo Banco Central do Brasil (BACEN), que tem por finalidade: (i) fornecer informações ao BACEN para fins de monitoramento do crédito no sistema financeiro e para o exercício de suas atividades de fiscalização; e, (ii) propiciar o intercâmbio, entre as instituições financeiras sujeitas ao dever de conservar o sigilo bancário de que trata a Lei Complementar nº 105/2001, das informações referentes a débitos e responsabilidades de clientes em quaisquer operações de crédito, com o objetivo de subsidiar decisões de crédito e de negócios.
O Cliente poderá ter acesso aos dados constantes em seu nome no SCR, por meio do Registrato – Extrato do Registro de Informações no BACEN ou da Central de Atendimento ao Público do BACEN.
As manifestações de discordância quanto às informações constantes do SCR e os pedidos de correções, exclusões e registros de medidas judiciais no SCR deverão ser dirigidos ao Credor, por meio de requerimento escrito e fundamentado do Cliente, acompanhado da respectiva decisão judicial, quando for o caso.
Consultas a débitos e responsabilidades decorrentes de operações com características de crédito, bem como a operações de crédito oferecidas em garantia, que constem ou venham a constar em nome do Cliente, no SCR ou nos sistemas que venham a complementar ou a substituir o SCR poderão ser feitas mediante autorização do Cliente.
* A Asuka reserva-se no direito de modificar, alterar, acrescentar ou remover conteúdos e partes desta Política de Privacidade e Tratamentos dos Dados a qualquer momento visando o melhor atendimento e relacionamento com nossos Clientes. Recomendamos que você tome ciência da política sempre que navegar neste website.